sexta-feira, 28 de agosto de 2009

McDia Feliz é amanhã!

McDia Feliz busca arrecadar R$ 12 milhões neste sábado

Será realizado amanhã, nos 565 restaurantes McDonald’s de todo o Brasil, o McDia Feliz 2009. Trata-se da maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer. Este ano a meta é arrecadar mais de R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac, representando um crescimento de, pelo menos, 4% em relação ao ano anterior. A campanha vai envolver mais de 65 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, franqueados e voluntários.

No Vale do Paraíba, a campanha será realizada em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Caraguatatuba e Ubatuba, onde há 12 restaurantes da rede McDonald’s. Todo o valor arrecadado com a venda de Big Mac (exceto alguns impostos) nesses restaurantes será revertido para a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) para o projeto Central Informatizada de Oncologia Pediátrica (CIOPE).

A CIOPE é uma importante ferramenta de compartilhamento de informações entre especialistas de todo o Brasil, entre eles os de toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, tendo como objetivo o aperfeiçoamento dos protocolos de tratamento oncopediátrico e o aumento do índice de cura da doença. “O papel dessa central será fundamental para assegurar o controle dos resultados dos protocolos de tratamento oncopediátrico realizado em todo o país”, afirma Dr. Renato Melaragno, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.

A edição 2009 do McDia Feliz tem um rosto diferente: a menina Caroline Valença Medeiros, de 11 anos, é a grande estrela da campanha de divulgação. Ela foi tratada em São Paulo, no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), uma das 100 instituições já beneficiadas pelo Instituto Ronald McDonald. Caroline se curou de um câncer no sistema nervoso central e foi escolhida como símbolo das crianças já salvas com as doações do McDia Feliz. A campanha de divulgação enfatiza que há 30 anos o índice médio de cura era de 15%, e que atualmente pode chegar a 85%, se a doença for diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.

Em 2008, o McDia Feliz arrecadou mais de R$ 11 milhões com a venda de aproximadamente 1,5 milhão de sanduíches Big Mac. Desde a primeira edição do McDia Feliz, em 1988, já foram arrecadados mais de R$ 90 milhões. “Atingida a meta de 2009, a campanha superará a marca de R$ 100 milhões em doações. Todo este valor já possibilitou mais de 300 construções e reformas de hospitais ou alas dedicadas à criança e ao adolescente com câncer. Também permitiu construir ou reformar mais de 120 ambulatórios de quimioterapia e adquirir cerca de 100 veículos e equipamentos para tratamento, entre outros projetos”, informa Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

“Promovemos o McDia Feliz no Brasil há mais de 20 anos e a cada ano são beneficiados mais de 30 mil crianças e seus familiares. Além de proporcionar fundos para que seja oferecido um tratamento de qualidade às crianças, a campanha tem o objetivo de incentivar o diagnóstico do câncer cada vez mais precocemente, o que faz com que as chances de cura sejam cada vez maiores”, ressalta Flávia Vigio, Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dourados, empresa que gerencia os restaurantes McDonald’s na América Latina.

Um comentário:

  1. Foi muito ma divulgado esse McDia, nõ fazia nem ídéia de que já havia acontecido.
    Mas meus pais ajuda o Instituto Ronald McDonald no Rio . ^^
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir